Município de Seia lança obra sobre expedição científica à Serra da Estrela em 1881

O município de Seia publicou o livro “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, da autoria de Helena Gonçalves Pinto.

“Através de crónicas da imprensa, telegramas, cartografia, desenhos e fotografias são evidenciados os pormenores, desde os preparativos, à viagem e aos dias de trabalho árduo na Serra da Estrela, despertando todas as atenções para o projeto vanguardista realizado por parte da Sociedade de Geografia de Lisboa”, destaca o município de Seia.


A obra dá assim continuidade aos estudos e à divulgação da iniciativa do Centro de Interpretação da Serra da Estrela, do História, Território, e Comunidades – CFE NOVA FCSH, e da Sociedade de Geografia de Lisboa.

O lançamento do livro foi no dia 5 de agosto, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, 141 anos após o início do projeto dos trabalhos científicos na Serra da Estrela.

Ainda no âmbito da apresentação da obra literária, foi organizado um passeio expedicionário, onde foram lidas algumas das crónicas da expedição em 1881.