Ciclismo: “Capital das Piscinas Naturais” com quase uma centena de inscritos

Os “Amigos do Pedal”, de Cortes do Meio, vão dinamizar, no próximo domingo, 28 de agosto, a prova denominada “Clássica Capital das Piscinas Naturais”, que conta com cerca de 100 inscritos, segundo Marco Alves, membro da organização, acrescentando que a adesão ao evento está a ser “muito positiva”.

O grupo “Amigos do Pedal” começou por ser “algo informal, que teve a sua génese na primeira década deste século. Começámos a juntar-nos aos domingos de manhã para dar algumas voltas de bicicleta e praticarmos desporto, e em 2007 começámos a organizar pequenas coisas a nível interno”, descreve Marco Alves.


Depois de um “vasto currículo”, desde idas a Santiago de Compostela, Costa Vicentina, entre outras, “era altura de fazer um grande evento na freguesia que potencializasse a beleza natural que temos, neste caso as piscinas naturais e fazer um evento diferenciador”, acrescenta o membro do “Amigos do Pedal”.

O grupo organiza, assim, a prova “Clássica Capital das Piscinas Naturais”, juntando o convívio com o ciclismo, composta por dois percursos, sendo que um deles terá, aproximadamente, 70km e outro com cerca de 25km.

O percurso com 70km sai da Praça da Liberdade, em Cortes do Meio, pelas 8h30, seguindo em direção ao Cruzamento das Cortes, Unhais da Serra, Pedras Lavradas, Sobral de S. Miguel, Casegas, Ourondo, Paul, Cortes de Baixo e chegada a Cortes do Meio.

O Percurso com 25km é comum ao de 70km até à saída de Unhais da Serra, aí segue em direção à Erada, Ourondinho, Cortes de Baixo e meta em Cortes do Meio.

O evento conta com a presença de Jorge Garcia, campeão europeu e vice-campeão mundial de bicicleta horizontal, que é o “padrinho desta primeira edição”.