JF Verdelhos: “Vamos reerguer Verdelhos das cinzas” com património “mais planeado e estruturado”

Em comunicado na página oficial, a Junta de Freguesia de Verdelhos avançou que, neste momento, a localidade se encontra em fase de rescaldo, acrescentando que os operacionais ainda estão presentes no terreno.

A freguesia destacou que “houve momentos de terror, medo e angústia, ao ver as chamas aproximarem-se das nossas habitações e ameaçar consumir os nossos bens”, explicando que, “apesar das perdas inestimáveis do nosso património ambiental e paisagístico, de casas e culturas agrícolas, conseguimos salvar o que nos pertence e evitar perdas humanas nesta grande tragédia que parecia um cenário de guerra”.


“Podemos não conseguir recuperar o património perdido, mas juntos vamos reerguer Verdelhos das cinzas e criar um novo património, mais planeado e estruturado”, salienta a Junta de Freguesia de Verdelhos.

Em última nota, a freguesia deixou um agradecimento “a todos os operacionais que, durante várias horas e dias sem descanso, continuam a combater este incêndio”, à Câmara Municipal da Covilhã e aos presidentes de junta “pelo apoio e solidariedade demonstrada para com a nossa freguesia e com a nossa população”.

“Além da Junta de Freguesia de Verdelhos e da Junta de Freguesia de Cantar Galo e Vila do Carvalho, tivemos diversas pessoas, como estabelecimentos comerciais e associações da freguesia, a distribuir águas, bebidas e alimentos aos bombeiros e operacionais que estavam na linha da frente deste incêndio”, refere a freguesia em comunicado.

A Junta de Freguesia de Verdelhos realçou que, durante o dia, irão “distribuir fardos de palha e rações para os animais”, acrescentando, ainda, que irá estar uma veterinária, na freguesia, a avaliar e tratar animais que possam ter sofrido lesões e/ou queimaduras no incêndio.

Fotografia de Andarilho.pt