Volta a Portugal: Mauricio Moreira vence na Torre

O uruguaio Mauricio Moreira venceu a terceira etapa da 83.ª Volta a Portugal em Bicicleta, a “Etapa Rainha”, que liga Sertã à Torre, na Covilhã. Mauricio Moreira é assim o novo camisola amarela, sucedendo ao colega de equipa na Glassdrive, Rafael Reis.

Após um percurso de 159 quilómetros, a meta desta etapa, coincidente com um prémio de montanha de categoria especial, foi alcançada por Mauricio Moreira, vice-campeão em 2021, que venceu em 4:40.35 horas, o mesmo tempo de Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), em segundo lugar nesta etapa, e menos quatro segundos do que Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor), em terceiro lugar.


Frederico Figueiredo foi quem “mexeu” com a corrida na passagem da Rosa Negra, tendo sido depois alcançado pelo colega de equipa Mauricio Moreira e Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Na classificação geral, Mauricio Moreira passou a liderar, com menos 30 segundos do que Frederico Figueiredo e 31 do que Luís Fernandes.

A “Etapa Rainha” contou com com três metas volantes e quatro prémios de montanha, sendo que na primeira meta volante do dia, em Oleiros, o primeiro lugar foi de Xavier Cañellas (Java Kiwi Atlántico), em segundo ficou Pelayo Sánchez (Burgos-BH) e, em terceiro, Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO).

Na meta volante do Fundão, o primeiro lugar foi também de Xavier Cañellas, mas em segundo ficou Robin Carpenter (Human Powered Health) e António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) em terceiro.

Já a última meta volante, na Covilhã, teve António Barbio em primeiro lugar, Luís Gomes em segundo, e Alberto Gallego (Rádio Popular-Paredes-Boavista) em terceiro.

O Prémio de Montanha de 2ª categoria, na Serra de Alvelos, nos 40 km, contou com Barry Miller (BAI-Sicasal-Petro de Luanda) em primeiro lugar, Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO) em segundo, Xavier Cañellas (Java Kiwi Atlántico) em terceiro, Asier Etxeberria (Euskaltel Euskadi) em quarto, Pelayo Sánchez (Burgos-BH) em quinto e Edwin Torres (Java Kiwi Atlántico) em sexto lugar.

Nos 60,8 km, o Prémio de Montanha de 4ª categoria contou com Xavier Cañellas em primeiro lugar, Barry Miller em segundo e, em terceiro lugar, Asier Etxeberria.

No Prémio de Montanha de 3ª categoria, aos 72,7 km, em Orvalho, Xavier Cañellas conseguiu o primeiro lugar, Luís Gomes o segundo, Asier Etxeberria o terceiro e em quarto ficou Barry Miller.