Banda da Covilhã assinala Dia Nacional das Bandas Filarmónicas com abertura da Academia de Música

Dia 1 de Setembro é o dia Nacional das Bandas Filarmónicas em Portugal. Para assinalar a efeméride a Banda da Covilhã inicia hoje a atividade da sua Academia de Música.

A instituição refere, na nota enviada à Rádio Clube da Covilhã, que é “nesta data marcante”, tal como tem feito nos últimos anos, que “inicia oficialmente mais um ano musical da Academia”.


Explica no documento que hoje irá receber, durante a tarde, “mais de duas dezenas de crianças que fizeram a sua pré-inscrição para, entre outras atividades, experimentarem instrumentos”.

Referir que a Academia de Música da Banda da Covilhã é um projeto social, pedagógico, musical, artístico e cultural, em que existe empréstimo gratuito dos instrumentos e bolsas para crianças do escalão 1 (gratuito) e 2 (50% desconto).

Tem a funcionar várias classes de instrumentos, nomeadamente, flauta, oboé, fagote, clarinete, saxofone, trompete, trompa, tuba, trombone, eufónio, bateria, percussão, piano, guitarra clássica, acordeão e este ano pela primeira vez violino.

As inscrições estão abertas, podem ser feitas, presencialmente, na sede da banda ou para o email bandadacovilha@gmail.com

O dia nacional da Bandas Filarmónicas foi instituído pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2013, aprovada em 14 de agosto de 2013, por proposta do então Secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier.