Feira Nacional na Covilhã garante “artesanato genuíno”. “É uma aposta ganha”

No momento da inauguração, e após a primeira visita das entidades oficiais, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, considerou “uma aposta ganha” a FIADA, Feira Nacional de Artesanato e Design da Covilhã.

O autarca destaca a “qualidade superior das peças” que classificou de “obras de arte”, frisando que na maioria estas “resultam da reutilização de produtos, que é outra das virtudes do certame”, realçou ainda “a utilidade” que têm no dia a dia, “muito para além da beleza”, disse.


Vítor Pereira refere que o certame é uma “excelente forma de promover o design e o artesanato”, valorizando a vertente “criativa e produtiva”, mostrando-se “satisfeito” por acolher na Covilhã esta mostra “tão importante e significativa”, salientou em declarações aos jornalistas.

Nos mais de 40 stands disponíveis há “produtos com mais ou menos inovação, mas todos genuínos e de autêntico artesanato”, garante o delegado regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional, IEFP. O responsável vinca que o Instituto é parceiro do Município nesta organização, mas para dar o seu apoio, exige que todos os expositores tenham Registo Nacional de Artesão, o que garante a genuinidade dos produtos.

“Há certames em que nem sempre os produtos são genuínos, aqui há produtos de autêntico artesanato nacional”, afirmou. Explica ainda que o IEFP apoia a iniciativa também pelo seu caráter nacional.  “Estão aqui artesãos de todos o país, logo dinamiza-se a economia local e contribui-se para o desenvolvimento do artesanato”, disse.

O responsável defende ainda que “a certificação é a garantia de que o visitante vai encontrar artesanato que respeita a tradição, embora tenha inovação”, destacou.

O objetivo do apoio do IEFP a feiras de artesanato acontece, também, porque este foi um dos setores que foi muito afetado pela pandemia, justificou António Alberto Costa, concluindo que esse apoio é importante, mas só pode acontecer se os artesãos também regularizarem a sua situação, obtendo o seu registo.

A FiADA, decorre no Jardim das Artes, na Covilhã, até domingo, sempre entre as 17:00 e as 00:00. No que diz respeito a espetáculos, hoje sobe ao palco do certame Luís Trigacheiro, amanhã Nena e no domingo Filipa Bidarra. Estes concertos têm início marcado para as 22:30.