FPF solidária com pastores. Seleção sub-21 inicia preparação para Euro2023 com jogo solidário na Covilhã

A seleção portuguesa de futebol sub-21 vai defrontar a Geórgia na Covilhã, a 24 de setembro, no início da preparação para o campeonato da Europa de 2023, anunciou hoje a federação (FPF).

Este será o primeiro desafio de preparação da equipa orientada por Rui Jorge para o Europeu que vai decorrer precisamente na Geórgia e na Roménia, e cujo sorteio da fase final vai decorrer em 18 de outubro, em Bucareste.


O Estádio Municipal José dos Santos Pinto vai acolher o desafio a partir das 17:00, sendo que o bilhete vai ter um custo de dois euros, com a receita a reverter para a Associação Guardiões da Serra da Estrela.

Esta é mais uma ação solidária de intervenção social da FPF que, na sequência do grande incêndio que afetou a Serra da Estrela, fez chegar hoje a Casais de Folgosinho 13 toneladas de feno e 12 outras toneladas para pastores locais, fundamentais para alimentar cerca de 3.000 animais que ficaram sem pasto.

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, salientou o papel relevante do futebol na sociedade civil. “A Seleção Nacional sub-21 tem oferecido grandes espetáculos e vitórias aos portugueses. Agora, a vertente desportiva junta-se à social. Encaramos a realização deste jogo e a sua vertente de responsabilidade social com um sentimento acrescido de cumprimento dos nossos deveres perante todos os que sempre nos apoiaram. Esperamos, através do futebol, como já fizemos em ocasiões anteriores, dar algum conforto a todas as famílias que foram afetadas pelo incêndio da Serra da Estrela.” 

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, agradece esta decisão da FPF em nome dos munícipes. “É um jogo da maior importância, que acolhemos de braços abertos e com muito prazer. É um privilégio termos no nosso concelho um evento desta magnitude, também pelo facto de o mesmo ter este cariz solidário para com as vítimas desta tragédia que foi o grande incêndio da Serra da Estrela. Os covilhanenses são gratos a quem os ajuda e com eles se solidariza.”

José Mendes, presidente do SC Covilhã, salienta a importância deste momento: “É uma honra e um jogo importantíssimo, não só para o clube, como para a cidade, para o concelho e para a região receber uma equipa da qualidade da Seleção sub-21. Os incêndios foram um flagelo e esta solidariedade é importantíssima. É assim que fazemos pela vida, para o futuro, porque temos sido fustigados sucessivamente por fogos devastadores.”

Manuel Candeias, presidente da AF Castelo Branco, congratula-se por poder receber um acontecimento com tanto simbolismo: “É com excecional satisfação que a AF Castelo Branco recebe a seleção nacional sub-21 no nosso distrito. A escolha do Estádio José dos Santos Pinto, na porta de entrada da Serra da Estrela, é sintomática de que a FPF não fez do rescaldo dos incêndios que assolaram a nossa região esquecimento, mas antes lembrança e solidariedade. Que a alegria do futebol faça esquecer os dramas de um verão angustiante e ajude a florescer uma serra e uma região que se quer viva e dinâmica.”