GNR alerta para burla informática

A GNR chama a atenção para mais uma fraude onde se está a utilizar indevidamente o nome dos CTT – Correios de Portugal e que poderá lesar os cibernautas, pode ler-se na sua página oficial.

No mesmo documento, a GNR alerta, assim, que estão a circular SMS falsas, em nome dos CTT, com o texto “A entrega da sua encomenda recente foi atrasada devido a encargos adicionais”, seguido de um link para uma página falsa, referindo que se deve fazer um pagamento para que a encomenda seja entregue, caso contrário, a mesma será devolvida ao remetente.


Trata-se de tentativa de phishing, isto é, uma técnica de fraude online, através de mensagens, e-mails ou publicações em redes sociais, que visa obter informações confidenciais, utilizando a identidade de instituições de confiança como se se tratassem de comunicações oficiais.

A GNR Aconselha ainda, em caso de receção de SMS ou e-mails deste género, a não aceder aos links enviados sem antes ter a certeza de que está a aceder a um site autorizado dos CTT (www.ctt.pt) em vez de uma ligação incluída noutra fonte.

Alertar as autoridades competentes é, também, um procedimento recomendado.