Professor da UBI integra grupo de peritos que vai analisar os grandes incêndios deste ano

João Castro Gomes, professor na Universidade da Beira Interior (UBI) e coordenador do Centro de Investigação C-MADE, integra um painel de 30 especialistas que foram selecionados para fazer uma avaliação técnico-científica dos grandes incêndios rurais de 2022.

Em comunicado na sua página oficial, o Centro de Investigação C-MADE revela que a composição deste painel de peritos “vem da necessidade de compreender e analisar a complexidade e severidade de alguns incêndios que forçaram o acionamento excecional de meios de resposta”, explicando ainda que irá “definir um modelo de avaliação que tem como principal objetivo retirar lições e preparar os próximos anos”.


De acordo com a associação, o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) avança que o ano de 2022 apresenta, até ao dia 31 de agosto, o sexto valor mais elevado em número de incêndios e o quarto valor mais elevado de área ardida desde 2012.

Segundo o comunicado do Centro de Investigação C-MADE, o ICNF alertou ainda que, entre 1 de janeiro e 31 de agosto, ocorreram 9.701 incêndios rurais que resultaram em 106.639 hectares de área ardida.

O painel reúne-se esta quarta-feira, pela primeira vez, no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa.