Misericórdia da Covilhã inicia comemorações dos 510 anos com inauguração de nova valência

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã iniciou hoje, dia 21, as comemorações dos 510 anos com a inauguração de uma Sala Snoezelen e a assinatura de protocolos de colaboração com empresas da região para aumentar os benefícios do “cartão de irmão”.

Durante a cerimónia, que decorreu no salão nobre da instituição, o provedor, Neto Freire, explicou que foi escolhido o dia 21 de setembro para esta iniciativa, por se assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.


O responsável citou o Estudo da Alzheimer Europe 2019, publicado em fevereiro de 2020, que indica que “os casos de demência em Portugal vão mais do que duplicar até 2050”, para enfatizar a importância da nova resposta que a Misericórdia coloca ao serviço de utentes, irmãos, colaboradores e crianças das suas valências de creche e Jardim-de-infância.

“Conscientes do papel que a Misericórdia da Covilhã assume na prevenção e progressão da Doença de Alzheimer e outras demências, além dos projetos que temos no terreno como o Círculo de Cuidados, os Bairros Saudáveis e o Programa Lembrar-SER, que contribuiu para a prevenção das demências no domicílio dos idosos, abrimos, hoje, oficialmente, a porta a uma nova resposta, uma Sala de Snoezelen com o objetivo de proporcionar conforto, através do uso de estímulos sensoriais controlados”, disse.

Durante a sessão foram também rubricados 7 novos protocolos, com outras tantas empresas da região, que se juntam aos cerca de 50 que já constituem a rede de instituições que dão benefícios aos utentes do “cartão irmão”. “Uma forma de facilitar o acesso das pessoas a bens e serviços de qualidade”, vincou Neto Freire.

Nuno Maia, diretor regional da Segurança Social, que também esteve presente na sessão, congratulou a Santa Casa pela melhoria constante das condições que proporciona aos seus utentes e considerou-a “um exemplo”.

“A Santa Casa tem sabido adequar os seus serviços às necessidades dos seus utentes, tem diversificado o seu campo de atuação, atualmente desenvolve respostas sociais que vão desde a infância até aos idosos, apoiando pessoas desde o seu nascimento até à sua morte, independentemente da sua cor, idade ou religião. Podemos afirmar que é um exemplo. Uma instituição inclusiva e de proximidade que não se preocupa só com o desenvolvimento de atividades que garantam a sua sustentabilidade económica ou financeira”, frisou o responsável.

Graça Sardinha, vice-presidente da mesa da assembleia geral frisou, na sua intervenção, que “o trabalho que a Misericórdia está a realizar em prol da Covilhã, orgulha a instituição”.

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã foi fundada em 1577, tem cerca de 600 irmãos e vai ultrapassar, com a entrada em funcionamento do novo lar, dentro de menos de um ano, os 200 trabalhadores. Tem 120 utentes na residência sénior e mais de 300 crianças em creche e jardim de infância.

Neto Freire mostrou orgulho na instituição que dirige e nas respostas de apoio social que esta representa.

Descreve uma instituição “muito diferente do que estava há oito anos” com um Campus Misericórdia que é um verdadeiro “campus de vida”, disse.

“A Misericórdia nunca teve na sua história tanto envolvimento na área social como nos dias de hoje. Temos 14 projetos na área social. Temos ume edifício com 15 psicólogos e sociólogos, estamos a gerir projetos no valor de dois milhões de euros, só para se ter uma noção da grandeza. Nunca aconteceu este volume de projetos que chegam a uma imensidão de pessoas que necessitam”, frisou.

As comemorações dos 510 anos da Misericórdia da Covilhã prosseguem no próximo dia 23, sexta-feira, às 18:00h, na Igreja Santa Casa da Misericórdia onde terá lugar a celebração da eucaristia, presidida pelo Bispo da Diocese da Guarda, seguida do compromisso de novos irmãos e de homenagem a trabalhadores da instituição.