O 1º Torneio Internacional de Boxe, organizado pela secção da modalidade no Oriental de São Martinho e que decorreu este fim de semana na Covilhã, foi “um sucesso”, disse à Rádio Clube da Covilhã José Alçada, treinador e responsável por esta seção no clube covilhanense.
José Alçada destaca que o objetivo era fazer “uma jornada de divulgação da modalidade na região” e ao mesmo tempo “esbater o estigma que existe”, uma vez que ainda se associa este desporto à violência, “o que não corresponde à realidade”, afirma.
Para além do alto nível competitivo, José Alçada dá realce ao público que, em vários momentos do fim-de-semana, encheu o pavilhão do INATEL, onde decorreu o torneio.
O objetivo é que esta primeira iniciativa tenha continuidade, refere ainda o responsável, destacando que “as dificuldades de logística”, que envolvem aluguer, montagem e transporte de ringues, pagamentos e estadia a equipas de arbitragem, entre muitos outros pormenores específicos que não existem na região, “dificultam e encarecem o evento”, ainda assim “queremos fazer mais e melhores” torneios no futuro, disse José Alçada.
Dizer que o Oriental de São Martinho, da Covilhã, é o único clube com boxe de competição na Beira Interior, o que reforça a importância destes torneios para divulgar a modalidade e também a região, uma vez que, sendo internacional, “muitos dos participantes que vieram pretendem voltar para visitas mais alargadas”, avançou ainda José Alçada.
Este 1º Torneio Internacional de Boxe da Covilhã contou com 172 atletas de 32 equipas, oriundas de Portugal, França, Polónia e Espanha.