“Covilhã: Tecer o futuro com igualdade”: Plano Municipal para a Igualdade no terreno até junho

A Câmara Municipal da Covilhã está a construir o Plano Municipal para a Igualdade, sustentado no projeto “Tecer o Futuro com Igualdade”, que tem financiamento de 35 mil euros da Comissão para a Cidadania e Igualdade, e cuja implementação decorre até junho de 2023, disse Regina Gouveia nas celebrações do dia Municipal para a Igualdade, que se assinalou esta segunda-feira, dia 24.

Na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a vereadora com o pelouro da ação social do município, sustentou que a Covilhã está, no âmbito das suas competências, “a empreender ações concretas, visando a igualdade entre homens e mulheres”, afirmando que este plano “é um instrumento imprescindível para a igualdade de género”.


Explica que esta missão será efetivada mediante a definição e implementação de um plano municipal para a igualdade, na qual o Câmara Municipal da Covilhã já está a trabalhar, e que terá vertidas as orientações nacionais, “para suprir de carências detetadas nesta matéria na região e, também, nos serviços municipais”.

“É este caminho que o município da Covilhã está a trilhar, no âmbito do projeto “Tecer o Futuro em Igualdade”, que tem financiamento da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e que decorre entre junho 2021 e junho de 2023″, disse Regina Gouveia, avançando que este “tem como premissa a divulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que será um instrumento essencial para a interiorização do respeito pela dignidade de cada uma e um, bem como do principio consignado na Constituição de não discriminação em função do sexo ou da orientação sexual”, afirmou a autarca.

Promover medidas para alterar comportamentos, ao nível interno e externo, é um dos objetivos do plano, disse ainda Regina Gouveia, vincando que desta forma está, também, a promover-se o desenvolvimento local.

“Já seria muito tratar-se de justiça, coesão e equidade, mas quando se trabalha a igualdade de género está a trabalhar-se desenvolvimento local, o que é muito mais amplo do que o que se pretende com objetivos imediatos”, sustentou ainda Regina Gouveia.

A vereadora vinca que o plano terá ações concretas que contemplem a integração dos princípios da igualdade de género, nomeadamente, a utilização de linguagem inclusiva em todos os documentos formais e informais e processos de comunicação interna e externa; a elaboração de um guião de boas práticas; a realização de ações de formação em igualdade de género, a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional para trabalhadores das várias entidades parceiras e a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.

De referir que a equipa da autarquia, e das parceiras Coolabora e UBI, através de Elisa Pinheiro, está a trabalhar no plano municipal.

Segundo foi explicado durante o assinalar desta efeméride, já foi feito um levantamento de carências nesta área e recolhidas ideias para as colmatar, estando em elaboração o plano final.