Escritor covilhanense João Morgado participa em festival literário na Indonésia

João Morgado, autor natural de Vila do Carvalho, estará presente no Ubud Writers Festival, em Bali, Indonésia, de 27 a 31 de outubro.

Segundo dados da organização do festival, mais de 150 escritores e pensadores vão “convergir em Ubud para debater sobre questões que separam e unem os povos, como o poder da narrativa e o papel da palavra escrita na defesa dos valores e liberdades da humanidade”.


“É uma honra poder representar a literatura portuguesa no outro lado do mundo, falar da nossa cultura e da nossa história, ler poesia em português – com posterior tradução. Pessoalmente, também é gratificante que o meu trabalho esteja a chamar a atenção de cada vez mais leitores”, refere João Morgado.

O escritor covilhanense participará em três painéis. No dia 28 de outubro, marcará presença num encontro de poesia. No dia 30 integrará o painel “Olhando o passado: escrevendo sobre a história”, para falar da sua “Trilogia dos Navegantes” – romances biográficos de Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Fernão de Magalhães.

Já no dia 31, no fecho do evento, João Morgado é o convidado para uma conversa com Giuseppe Catozzella, embaixador da ONU e aclamado romancista italiano.

Este tem sido um ano de internacionalização para João Morgado que tem lançado obras em várias línguas. Até final do ano prepara o lançamento de outras e deverá ter a tradução de “Fernão de Magalhães e a Ave-do-Paraíso” para a língua sérvia.