Partido Ecologista “Os Verdes” assinala pontos negros para a biodiversidade na Beira Interior

O Partido Ecologista “Os Verdes”, PEV, está a assinalar o que considera “pontos negros para a biodiversidade, qualidade de vida e segurança das populações, relacionados com a exploração de lítio na envolvente da Serra da Estrela, os incêndios no Parque Natural e com a Central Nuclear de Almaraz (a escassos metros da fronteira), anuncia em nota de imprensa.

No documento o PEV esclarece que “a colocação destes pontos negros, assinalados com uma bandeira preta, é uma de muitas iniciativas que se insere na campanha SOS Natureza, que “Os Verdes” iniciou a 21 de março e que decorrerá até ao final de 2022, quando o Partido Ecologista Os Verdes celebra 40 anos.


São, avança ainda o partido, “40 pontos ameaçados, que comprometem a biodiversidade, a conservação da Natureza e indubitavelmente a qualidade de vida e segurança das populações”.

Na nota o partido destaca a agenda desta sexta-feira na Beira Interior, nomeadamente a reunião com a Associação dos Amigos da Serra da Estrela “para abordar os problemas no Parque Natural da Serra da Estrela” e a colocação de bandeiras na Guarda (junto ao ICNF), em protesto pela exploração de lítio. Na Covilhã (Jardim do Lago) para assinalar os incêndios no Parque Natural da Serra da Estrela e nas Docas Secas, em Castelo Branco, em protesto pelo Central Nuclear de Almaraz.