Projeto “Saudinha” do Bairro do Cabeço deve ser replicado em todo o concelho

O bairro de habitação social do Tortosendo, Bairro do Cabeço, tem as áreas comunitárias totalmente remodeladas graças ao projeto “Saudinha”. Há áreas de sombra, espaços de lazer, recreio e desporto. Há plantas e bancos. E ontem, na cerimónia protocolar de inauguração, o espaço foi considerado “exemplo a replicar em todo o concelho”.

A gestão do projeto esteve a cargo da Coolabora, a associação “Mulheres na Arquitetura” fez o projeto, o Unidos do Tortosendo, a Junta de Freguesia do Tortosendo, a Câmara Municipal da Covilhã e a associação Beira Aproxima são parceiros. Uma iniciativa “transformadora” que representa um investimento de 50 mil euros, financiado a 100% pelo programa Bairros Saudáveis.


Na inauguração oficial, inserida nas comemorações dos 152 anos da Covilhã, Graça Rojão, diretora da Coolabora, destaca que o projeto só foi possível graças a um programa “que pôs nas prioridades a qualificação dos bairros, por se entender que a vida com qualidade é um direito de todos”. Uma renovação que teve a colaboração e envolvimento dos moradores, frisou ainda Graça Rojão.

A responsável avança que a ideia é, no futuro, criar uma horta para os moradores “poderem cultivar alguns dos alimentos que consomem”.

David Silva, presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, destaca a transformação que existiu no bairro, “que agora parece um condomínio de luxo”, colocando à cabeça a importância que teve a requalificação das habitações, graças à intervenção promovida pelo município, que culmina com a criação deste espaço “que é a imagem do bom trabalho que foi feito”, frisando que este “é um momento feliz para a freguesia”.

“Um exemplo que deve ser replicado em todo o concelho”, considerou José Armando Serra dos Reis, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, durante o seu discurso.

O autarca realça “a reabilitação dos edifícios”, que aumentou a qualidade de vida e a qualidade visual dos bairros de habitação social do concelho. Um projeto que no Tortosendo foi complementado com o “Saudinha” que “quebra com os impactos negativos” de bairros que nasceram de projetos que só tinham em linha de conta “cimento armado e betão”.

Há agora uma imagem totalmente diferente, destacou Serra dos Reis, enaltecendo o envolvimento comunitários. “Uma iniciativa bem conseguida que deve ser replicada”, concluiu.

Na cerimónia participou ainda Rosa Coelho, uma das moradoras do bairro e impulsionadora desta iniciativa no local, que agradeceu a todos os que integraram o projeto que “transformou o bairro em que vive”. Pedro Farinha, Vice-presidente do Unidos do Tortosendo, afirma que o clube que representa, não é só desporto e cultura, também tem cariz social, e mostrou total disponibilidade para ajudar nestas intervenções.

A equipa da “Mulheres na Arquitetura” destaca os momentos de participação da comunidade local, num projeto cuja conceção e execução envolveu sempre as pessoas que agora beneficiam dele, considerando-o “um projeto emocionante”.

Referir que neste bairro há cerca de 300 moradores