UBI homenageia Duarte Simões na abertura solene do ano académico

A Universidade da Beira Interior, UBI, vai homenagear Duarte Simões, “uma das figuras incontornáveis da criação do ensino superior na cidade”, durante a cerimónia de Abertura Solene do Ano Académico, que está agendada para dia 26 de outubro (quarta-feira), no Anfiteatro das Sessões Solenes (Polo I), a partir das 15:00.  

Duarte Simões foi o primeiro diretor do Instituto Politécnico da Covilhã, a sua evocação será feita “por outra personalidade que está também na história da UBI, Elisa Pinheiro”, destaca a universidade em nota de imprensa, recordando que esta é fundadora e primeira diretora do Museu de Lanifícios. 


Nesta cerimónia será feita a entrega da medalha comemorativa “Dr. Duarte Simões” à sua viúva, medalha que será lançada neste dia. Será ainda inaugurada uma exposição documental sobre Duarte Simões. 

O programa da Abertura Solene do Ano Académico inclui o tradicional Cortejo Académico, as intervenções do Reitor, Mário Raposo, do presidente da Associação Académica, Ricardo Nora, e a Oração de Sapiência, proferida por Paulo Jorge da Silva Almeida, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências, subordinada ao tema “Corantes funcionais. Para além da cor”. A finalizar, haverá a intervenção do representante do Conselho Geral.