PCP lança campanha de luta pela manutenção de todas as maternidades

Em comunicado a Direção da Organização Regional do PCP afirma que nenhuma maternidade na região, e no país, pode fechar.

Sobre as maternidades que têm sido avançadas como estando sinalizadas para encerrar, o PCP afirma que “o encerramento significaria a continuidade da opção das políticas de direita que têm visado desmantelar e destruir o Serviço Nacional de Saúde (SNS), cujas respostas necessárias têm sido rejeitadas pelo PS no Governo. Por outro lado, a transferência de verbas públicas para o negócio privado tem vindo a aumentar na área da saúde”.


Afirma, ainda, que “as maternidades só serão encerradas por falta de recursos humanos, não é que as maternidades não façam falta para atender à população, o que falta são profissionais de saúde”, razão pela qual defende “que a única solução é reforçar o SNS no que respeita aos profissionais e meios adequados, e não o encerramento ou a manutenção ou agravamento da atual situação”.

“O PCP relembra a importância da luta que travou intenções semelhantes no passado e, por isso, apela à organização e luta das populações em defesa do SNS e pela manutenção das maternidades e tudo fará para que nenhuma maternidade seja encerrada, e que se salve o SNS, no reforço dos meios para que este cumpra o seu papel de salvaguarda da saúde da população”, concluiu a nota