Teatro das Beiras: Festival de Teatro traz à Covilhã 9 companhias e 14 espetáculos

Na apresentação do programa do Festival de Teatro da Covilhã 2022, o diretor artístico, Fernando Sena, destacou o ano de 1980 como data da primeira edição do evento, afirmando estar “muito satisfeito” com os 42 anos de espetáculos.

Quanto às expectativas para a peça “A Maluquinha de Arroios”, que vai estrear no festival, Fernando Sena afirma que, “ao fim de 40 anos, já não há receios”, salientando, no entanto, o “número de pessoas que uma estreia incorpora, que é visível a nível financeiro”.


A diretora de comunicação, Celina Gonçalves, revelou que, este ano, estão a apostar na vertente voltada às escolas, adiantando, ainda, que são esperados cerca de 500 jovens entre os três e os 16 anos.

Com um orçamento de 40 mil euros, à semelhança dos anos anteriores, Celina Gonçalves sublinhou que o objetivo do evento é “dar a conhecer a diversidade e garantir oferta cultural”

A disponibilização da sala do Teatro Municipal da Covilhã (TMC) para a realização de espetáculos “permite que a peça do Teatro da Terra estreie na Covilhã, algo impensável de fazer no espaço do Teatro das Beiras”, adiantou ainda Fernando Sena.

Por outro lado, destacou a conjugação da programação entre os dois teatros como uma “dificuldade”, dando como exemplo a peça “O Cerco de Leninegrado”, que está agendada para a mesma data do espetáculo de Rodrigo Leão no TMC.

“É preciso aprender a viver com isso, mas, quando é possível, tentamos não sobrepor a nossa programação com outra”, realçou ainda Fernando Sena.

Em última nota, o diretor artístico avançou que o festival conta com nove companhias de teatro e 14 apresentações, dando destaque à estreia “A Maluquinha de Arraiolos”, agendada para dia 5 de novembro às 21:30, e ao centenário de José Saramago com a peça “Quem se chama José Saramago”, com lugar marcado para dia 16 de novembro às 15:00 e às 21:30.

As duas peças em destaque irão decorrer no TMC, enquanto as restantes estão marcadas para o auditório do Teatro das Beiras.

Os bilhetes para o público geral têm um custo de seis euros, sendo que, para menores de 25 anos, maiores de 65, profissionais das artes e sócios do Teatro das Beiras e da Casa do Pessoal do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), têm um valor de três euros. Os bilhetes de criança para os espetáculos direcionados às escolas têm o custo de um euro.

As reservas podem ser efetuadas através da Ticketline e das bilheteiras do Teatro das Beiras e do TMC.

O Festival de Teatro da Covilhã 2022 decorre entre os dias 5 e 18 de novembro.