UF Covilhã Canhoso deve apostar no desporto sénior, desafia oposição

A bancada eleita pela coligação “Juntos Fazemos Melhor”, na Assembleia de Freguesia da Covilhã e Canhoso, considera que se deve apostar no desporto sénior, para promover o envelhecimento ativo e, ao mesmo tempo, dar maior utilidade aos equipamentos de fitness que a junta colocou em vários locais da freguesia.

“A União de Freguesias da Covilhã investiu em máquinas de fitness no exterior, investimento que saudamos, mas que deve e pode ser melhorado”, disse José Horta na última reunião da assembleia.


O eleito avança com a proposta de “contratação de um técnico de desporto credenciado, que reúna simultaneamente a capacidade de animação socio-animadora”, vincando que este investimento “só podem ter retorno se derem equipamentos o fim para que foram concebidos”.

José Horta propõe que, nos locais em que se encontram as máquinas, seja ministrada uma hora de treino semanal, direcionado para seniores, promovendo uma vida mais ativa.

Na proposta apresentada é ainda referido que, se não for possível nesses locais, devido às condições climatéricas, pode recorrer-se às coletividades para realizar a atividade.

Segundo as suas contas a proposta terá um custo de cerca de 5 mil euros, “o que não é desajustado às necessidades dos mais idosos”, vincou, concluindo que “eles precisam de se sentir jovens e ativos, sentindo que há alguém que se lembra deles”.

Carlos Martins, presidente de junta de freguesia, disse que irá considerar a proposta e agenda-la para discussão e votação em próxima reunião do executivo.