UF Covilhã Canhoso: Oposição propõe 10 mil euros em vouchers para ajudar famílias com filhos

Luís Dias, eleito pela coligação “Juntos Fazemos Melhor” na Assembleia de Freguesia da Covilhã e Canhoso propôs, na reunião do órgão realizada na quinta-feira, a atribuição de vouchers a famílias com filhos no primeiro ciclo, tendo por base os custos com os cadernos de fichas obrigatórios neste grau de ensino.

Afirmando que a atual situação do país “levará muitas famílias a passarem por graves dificuldades financeiras e muitos estabelecimentos comerciais, do comércio local, a encerrar”, propõe que a “junta mostre preocupação” e atribua apoio, sob a forma de vouchers a serem gastos no comércio local, que respeitem princípios da “equidade social”, apoiando as famílias com filhos no 1º ciclo e, ao mesmo tempo, os micro e pequenos empresários da área da freguesia.


O eleito especifica que o valor a atribuir será de acordo com o escalão de abando de família, sendo de 100% para o 1º escalão, 70% para o 2º e 35% para o 3º.

Contas feitas, e tendo por base a carta educativa do concelho, dos cerca de 740 alunos que na freguesia frequentam o 1º ciclo, a medida irá abranger cerca de 370 alunos, num investimento global de cerca de 10 300 euros, avançou ainda Luís Dias, que entregou uma proposta de regulamento desta medida para ser apreciada pelo executivo.

Uma proposta que vai ao encontro das preocupações da junta, frisou Carlos Martins, presidente do executivo.

Afirma que esta é uma das preocupações do seu executivo, vincando que já manteve reuniões com as conferências S. Vicente Paulo sobre esta matéria e os indicadores são preocupantes.

Destaca que na próxima reunião do executivo estas medidas serão analisadas.