Centro de Ativ’Idades na Covilhã celebra 8 anos: “Esta casa é uma segunda casa”

Inaugurado a 25 de outubro de 2014, o Centro de Ativ’Idades (CAI) celebrou ontem o 8º aniversário, num dia que ficou marcado “pelo regresso do baile e por uma festa sem restrições”, destacou Margarida Ribeiro, coordenadora do CAI, acrescentando, ainda, que este evento “foi um reviver do passado”.

Em declarações à RCC, Margarida Ribeiro frisou que o objetivo do CAI “é tirar os utentes de casa e promover encontros intergeracionais”, dando como exemplo a presença do grupo “Vozes do CAI” na abertura e encerramento da Receção ao Caloiro, uma iniciativa que, para os utentes, “foi um desafio”, mas “voltaram radiantes”.


A coordenadora afirmou que “a retoma das atividades foi difícil, tendo em conta o receio do contacto físico”, vincando, no entanto, que “valeu a pena” e que “esta casa é uma segunda casa”.

O CAI desenvolve diversas atividades, com o objetivo primordial de promover o “envelhecimento ativo”, envolvendo os seniores nas áreas, artísticas, lúdicas e desportivas.

De acordo com Margarida Ribeiro, neste momento, o centro organiza aulas de técnicas de relaxamento, de francês, ginástica, dança, teatro, informática e, ainda, “as quartas-feiras dançantes”, uma iniciativa “muito pedida pelos utentes, que consiste na organização de um baile nesse dia da semana”.

Apesar da panóplia de atividades agendadas até ao final do ano, a coordenadora realçou a “dificuldade” para preencher a agenda, devido “à falta de voluntários na associação”.

Em última nota, Margarida Ribeiro destacou o próximo evento do CAI, um “baile de gala”, que tem lugar no sábado, dia 29, a partir das 21:00.

O CAI é dinamizado pela equipa de ação social do município e está instalado no Sporting Shopping Center.