Docente da UBI convidada a apresentar proposta na Bienal de Veneza

Andreia Garcia, docente do departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), faz parte do grupo de três convidados pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) que vão apresentar propostas para a representação portuguesa na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia 2023.

“Ser selecionada para este concurso é, desde logo, uma grande honra, um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido e, claro, uma enorme responsabilidade”, salienta Andreia Garcia.


A docente do departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI destaca a oportunidade criada para “repensar o que pode ser, e para que pode servir, a representação portuguesa neste tão importante evento internacional”.

A trabalhar na proposta, cujo prazo de entrega termina no dia 25 de outubro, Andreia Garcia realça que dará resposta ao tema do “Laboratório do Futuro”, apresentado por Lesley Lokko, curadora geral da Bienal de Veneza, “através do seu provocador manifesto”.

Segundo o comunicado da universidade, o vencedor do concurso será responsável por implementar a sua proposta curatorial para a representação oficial na Bienal italiana do próximo ano.

“Os participantes irão identificar e selecionar a temática, os conteúdos e a equipa artística de Portugal na mostra de arquitetura”, refere a UBI na página oficial.

A iniciativa visa “a dinamização da internacionalização das artes e da cultura portuguesa, valorização da dimensão educativa e sensibilização para a cultura, sustentabilidade ambiental e ecologia, investigação e experimentação artísticas e promoção da acessibilidade de profissionais e públicos envolvidos nos projetos artísticos”.

As propostas serão avaliadas por uma comissão de apreciação, constituída por Paulo Carretas, técnico superior da DGARTES, e pelos especialistas Joaquim Moreno, Isabel Ortins Simões Raposo, Julia Albani e Nuno Grande, de acordo com a informação divulgada pela Direção-Geral de Artes.

A escolha do projeto curatorial e expositivo será feita através de um concurso limitado de seleção para o qual foram escolhidos os arquitetos e curadores Ricardo Carvalho, Andreia Garcia e Atelier do Corvo (Carlos Antunes e Désirée Pedro).

A representação oficial portuguesa no evento, que decorre entre 20 de maio e 26 de novembro, ficará instalada no Palazzo Franchetti.

Ainda de acordo com a UBI, Andreia Garcia é fundadora do Architectural Affairs, fez parte das equipas Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 e integrou a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.