Bombeiros da Covilhã vão ter 4ª Equipa de Intervenção Permanente

Os Bombeiros Voluntários da Covilhã vão ter a 4ª Equipa de Intervenção Permanente, EIP. A declaração de autorização da constituição, por parte da Câmara Municipal da Covilhã, foi ratificada na reunião do executivo desta sexta-feira. 

Recorde-se que no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República de 27 de setembro, o Governo determina “apoiar o reforço da constituição de equipas de intervenção permanente nos corpos de bombeiros dos concelhos abrangidos” pelos grandes incêndios deste verão. 


No habitual encontro com os jornalistas, no final da reunião, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal, explica que “esta é uma obrigação repartida”, referindo que a autarquia vai suportar em 50% os custos desta equipa, tal como acontece com as restantes, o que equivale a cerca de 2500 euros/mês por cada uma. 

O autarca frisa que “infelizmente, o voluntariado está em declínio”, apesar da entrada de novos elementos na corporação da Covilhã, e por isso é necessário “robustecer” os bombeiros com “equipas permanentes com a respetiva profissionalização e especialização”, disse.  

Vítor Pereira destaca que “é uma necessidade” constituir mais esta equipa, que espera ter a funcionar “o mais rapidamente possível”, apesar “dos custos acrescidos por parte do município”. 

Recorde-se que os Bombeiros Voluntários da Covilhã têm a 3ª Equipa de Intervenção Permanente a funcionar desde julho. No anúncio desta equipa, durante uma assembleia geral dos bombeiros realizada em março, Joaquim Matias, presidente da direção da corporação, frisou que esta é a melhor forma de ter, em permanência, elementos na corporação.  

Com a terceira equipa esclareceu que seria um total de 15 elementos, permitindo ter ao serviço pelo menos 5 elementos, algo que agora será reforçado com esta 4ª equipa.