Ciclo aBEIRAr da CIM BSE decorre até março. Na Covilhã desafia a descobrir o tradicional chá

A segunda edição do ciclo aBEIRAr, promovido pela CIM Beiras e Serra da Estrela, decorre a partir de 19 de novembro, com várias iniciativas no âmbito da ciência, da inovação, dos cidadãos e do território.

Entre 19 de novembro e 19 de março de 2023, em 15 fins de semana, haverá atividades, temas e abordagens diferentes, em cada um dos 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, CIM BSE.


A programação começa em Caria, no concelho de Belmonte, a 19 de novembro com o tema “Turismo religioso-científico. Uma fonteira para explorar”.

Na Covilhã o tema é a tradição do chá na cidade. O principal evento terá lugar no dia 26 de novembro, mas desde o início do mês que este está a ser explorado pelos mais pequenos.

“Como produto deste evento, pretende-se criar uma maleta de chás da Covilhã e fazer um protótipo em que cada chá contará uma pequena história científica”, explica a nota do município.

Assim, até dia 25, decorre a iniciativa “Chás da minha terra”, que consiste num questionário aplicado às famílias de crianças do 1º ciclo. Entre 21 e 25 de novembro terão lugar atividades pedagógicas desenvolvidas nos jardins-de-infância e escolas do 1º e 2º ciclo, no âmbito da “Ciência Divertida”, subordinadas ao tema “À descoberta dos chás”.

No dia 26, último dia do evento, a programação começa às 09:00, com uma caminhada nas Penhas da Saúde, denominada “Na Rota do Chá” com a associação Caminheiros Rosa Negra.

Às 16:00, na Biblioteca Municipal da Covilhã, decorre a iniciativa “Do alto da Serra para o bule de chá”. Trata-se de uma tertúlia, exposição e degustação de chás. Prevê-se ainda a criação do “Canteiro do Chá da Covilhã” e a realização de oficinas de ciência e de criatividade com plantas. Terá a participação de Agostinho Ferreira, Ana Paula Duarte, Sara Boléo, Fátima Vaz e Paulo Andrade.