Imóvel classificado de interesse público. Palacete Jardim está à venda

O denominado “Palacete Jardim” foi colocado à venda esta semana, sendo uma iniciativa exclusiva da Imobiliária Grupo Prummo.

Trata-se de um edifício classificado desde 7 de julho de 2022 como “edifício de interesse público”.


Mandado edificar na década de 20 do século XX, pelo industrial belga Joseph Bouhon, proprietário de uma das fábricas de lanifícios da cidade, o palacete foi projeto pelo arquiteto Ernesto Korrodi e é considerado o mais emblemático exemplar arquitetónico de Arte Nova da Covilhã.

O processo de classificação teve início em 2020, precisamente com o objetivo da sua “preservação e defesa”, disse Vítor Pereira na altura da aprovação do início do processo.

Referiu que “é fundamental salvaguardar a traça original do edifício”, o que será conseguido com esta classificação, cujas regras obrigam “à sua manutenção, não permitindo construções que o descaracterizem”, especificou o edil.

Recordar que em janeiro de 2020, quando o processo de classificação teve início com a aprovação em reunião de Câmara, Vítor Pereira, em declarações aos jornalistas, lamentou “não haver dinheiro para o adquirir”, pois é “património que gostava de ver no domínio municipal”, especificando que “era ótimo para museu ou até mesmo centro de interpretação da nossa história, cultura ou economia”, concluindo que “é um espaço fantástico”.