Lagar Rupestre descoberto em Belmonte

No decorrer do acompanhamento arqueológico a obras que decorrem num edifício privado na Rua Fonte da Rosa, em Belmonte, foi identificado um lagar rupestre escavado na rocha, anuncia a autarquia.

“Apesar de nem sempre ser possível determinar a cronologia destes lagares, quando aparecem isolados, sem material associado, geralmente são datados da época romana e como sendo lagares de vinho”, explica a Câmara Municipal de Belmonte.


O Município descreve na sua Newsletter que “este tipo de lagar é uma estrutura muito simples, com três elementos básicos”, enumerando “um reservatório onde se esmagavam as uvas, uma pia para onde escorria o mosto e um canal de ligação entre estes dois recipientes”. Avança ainda que “por vezes, em lagares conhecidos na região, não existe a pia, possivelmente utilizando-se uma talha de cerâmica para receber o líquido”.

Na publicação refere, ainda, que “uma estrutura semelhante, localizada no Sítio do Vale, também em Belmonte, foi alvo de trabalhos de limpeza este verão”, no decorrer do Campo Internacional do IDPJ.