Neonatologia do CHUCB assinalou dia da prematuridade

Ao longo desta semana, e no âmbito do Dia Mundial da Prematuridade, que se assinala a 17 de novembro, a Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, desenvolveu várias ações de sensibilização para o tema, “com o objetivo de alertar, pais e comunidade em geral, para os desafios, que se colocam aos recém-nascidos prematuros”.

Neste âmbito tem patente, na entrada principal do Hospital Pêro da Covilhã, uma instalação simbólica, na qual se destaca o roxo, cor associada à prematuridade, “símbolo de transformação”.


No dia 17 de novembro teve lugar um encontro/convívio de pais de bebés prematuros, nascidos este ano no CHUCB, com os profissionais de saúde que os acompanharam. Neste, os bebés e seus pais foram homenageados pela equipa de neonatologia, com a entrega de um gorro e diploma, que “certifica a grande capacidade de lutar pela vida, que estes bebés apresentam, bem como a coragem, resiliência e amor infinito dos seus progenitores”, descreve a nota de imprensa do CHUCB.

Segundo o documento, e após o repto do Centro Hospitalar, o Município da Covilhã associou-se à comemoração da efeméride, tendo iluminado o edifício da Câmara Municipal da Covilhã de roxo.

Recordar que o Dia Mundial da Prematuridade foi criado pela European Foundation for the Care of Newborn, para consciencializar a população para a questão dos nascimentos prematuros.