Programa “Movimento e Autonomia para Idosos com Saúde” arranca na Erada

A Covilhã vai ter um programa que pretende promover o bem-estar e a saúde de idosos, com base em exercício para fortalecimento muscular. O projeto piloto vai arrancar na Erada, foi anunciado em conferência de imprensa, explicando que se pretende que este chege às zonas mais rurais do concelho, defendeu José Miguel Oliveira durante a apresentação.

Segundo explicou o vereador com o pelouro do desporto, o programa Movimento e Autonomia para Idosos com Saúde (MAIS), tem o seu “pontapé de arranque” na Erada, para depois ser “levado às freguesias mais distantes do meio urbano, que não têm possibilidade de ter acesso a este tipo de atividades”.


Objetivos que vão ao encontro do que está descrito no programa de desenvolvimento desportivo, pretendendo-se o fomento de vida ativa e saudável em todas as faixas etárias.

Este programa resulta de uma parceria entre a autarquia, o departamento de Ciências do Desporto da UBI e Junta de Freguesia da Erada.

Nesta primeira fase vai abranger os cerca de 20 utentes de apoio domiciliário da Associação de Apoio à População Eradense, podendo estender-se a todos os associados que tenham mais de 65 anos, foi ainda explicado.

O programa assenta em três vertentes, sendo a principal “contribuir para o fortalecimento muscular do idoso e a melhoria do equilíbrio, prevenindo as quedas”, um dos principais motivos da institucionalização, explicou Dulce Esteves da UBI.

A responsável frisa que aos utentes, para além das sessões de exercício, será dada “informação para eliminar ao máximo o perigo de quedas nas próprias casas, identificando e eliminando os riscos”, sendo esta a segunda vertente do programa. A terceira é uma vertente lúdica para promover a socialização entre as pessoas, combatendo desta forma o isolamento.

A responsável sustenta que nesta fase da vida “evitar as quedas é fundamental”, e uma das maneiras é o fortalecimento muscular, o que se consegue com “exercício muito específico, orientado por um técnico especializado”, princípio em que assenta este programa.

Duas vezes por semana, um técnico da equipa de desporto da autarquia desloca-se à Associação de Apoio à População Eradense, APPE, para ministrar as sessões.

João Ramos Almeida, Presidente da Junta de Freguesia considera o programa “ambicioso”, adiantando que “as gentes da Erada irão aproveitar o máximo possível”, disse na conferência de imprensa, considerando que com esta atividade se estará a “melhorar a qualidade de vida e autonomia dos idosos”.

Sara Fonseca, presidente da direção da APPE, mostrou-se satisfeita por alargar mais o leque de apoios a prestar aos utentes, vincando que nesta faixa “a promoção da saúde é fundamental”, destacando que com o programa, para além dos ganhos em força física, se “vai tirar os idosos de casa, combater o isolamento, conseguindo-se uma simbiose perfeita”.

A responsável apela a que todos adiram ao programa que considerou uma mais valia para a freguesia.

Esta fase piloto do programa MAIS decorre até junho na Erada, seguindo-se depois a fase de avaliação de resultados, podendo depois ser estendido a outras freguesias do concelho.