UBI e Sports Embassy lançam primeiro curso de Gestão da Carreira Desportiva em Portugal

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Sports Embassy vão promover o primeiro curso de Gestão da Carreira Desportiva em Portugal. “Empreendedorismo e Gestão da Carreira Desportiva” é como se designa a formação, que tem início a 12 de dezembro, e visa “dotar os desportistas de ferramentas individuais que possibilitem o desenho de um projeto de desenvolvimento desportivo, assim como potenciar estratégias de valorização de carreira, de carreira dual e pós-carreira”, pode ler-se na página da universidade.

Segundo Bruno Travassos, docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI e treinador de Futsal da Federação Portuguesa de Futebol, o curso “permite que os desportistas olhem para a sua carreira desportiva como um processo e identifiquem o momento em que se encontram, bem como as estratégias para a melhoria desse mesmo percurso até à retirada”.


Inês Caetano, representante da Sports Embassy considera “extremamente gratificante poder fazer algo com o apoio de uma instituição Portuguesa como a UBI”

O curso será lecionado utilizando os princípios da gestão de projetos e indo “ao encontro das necessidades dos atletas de hoje, a pensar no seu amanhã”, destaca Pedro Cary, formador e atleta.

O corpo docente conta ainda com Inês Franco Alexandre, ex-jogadora de hóquei em patins, que vai lecionar o módulo de Empreendedorismo, e Paulo Rossas, ex-jogador de Futebol.

Rossas destaca o facto de o curso permitir “que todos os desportistas aprendam a capitalizar as suas valências desportistas, moldando-as, transformando-as ou adaptando-as em valências empreendedoras”.