UBI: Projeto de astrofísica selecionado para programa da ESA

Um projeto da área da astrofísica, que conta com o contributo da Universidade da Beira Interior (UBI), foi escolhido para participar numa atividade, no âmbito de um programa da Agência Espacial Europeia (ESA).

De acordo com o comunicado da UBI, trata-se do satélite ANTAEUS, desenvolvido para fins de investigação astrofísica pelo Spacelab – Laboratório de Investigação Espacial da UBI, em parceria com o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, da Universidade de Coimbra, no qual a UBI está responsável pela plataforma do satélite e o LIP pela carga útil do satélite (payload).


O projeto foi selecionado, no âmbito do programa Fly Your Satellite – Design Booster, para estar presente na semana de treino em Noordwijk, na Holanda, que terá, este ano, a sua primeira edição.

Júlio Santos, aluno do Mestrado de Engenharia Aeronáutica e responsável pelo Spacelab, marcará presença na atividade, em representação da UBI, juntamente com várias equipas internacionais de laboratórios de investigação espacial.

Segundo a instituição, a semana de treino decorre entre os dias 7 e 11 de novembro, sendo que, posteriormente, os estudantes têm até dia 23 de novembro para melhorar a sua proposta inicial.

Com uma duração estimada de um ano e meio, o programa “Fly Your Satellite – Design Booster” conta com fases de treino, revisão e consolidação de designs e uma revisão final, que pretende “ajudar os estudantes a consolidar o design do seu CubeSat, um tipo de satélite de dimensões reduzidas, em forma de cubo, usado para investigação espacial”, pode ler-se, ainda, na página oficial da UBI.