AM Covilhã aprova 5 votos de louvor e lamenta a perda de 3 personalidades

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, cinco votos de louvor e 3 de pesar, na reunião do órgão que decorreu na segunda feira, 19.

A Pedro Farromba foi reconhecido o trabalho desenvolvido ao longo dos 13 anos em que dirigiu a Federação de Desportos de Inverno de Portugal, com a aprovação, por unanimidade, do voto de louvor proposto pelo presidente da junta de freguesia do Tortosendo, David Silva.


“Chegou como incógnito e deixa uma Federação em que o nome da Covilhã foi levado bem longe. Temos uma Federação Nacional que é respeitada e reconhecida a nível internacional”, disse o autarca.

A assembleia reconheceu, também o mérito a Joaquim Matias, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, aprovando por unanimidade o voto de louvor proposto pelo PSD.

“O seu trabalho, dedicação e espírito humanista, aliados às suas qualidades morais e pessoais, têm sido reconhecidas ao longo dos últimos anos e em várias instâncias”, revela o texto, salientando que Joaquim Matias foi agora distinguido pela Liga dos Bombeiros Portugueses com a Medalha de Serviços Distintos, grau ouro, como reconhecimento do seu trabalho à frente da corporação covilhanense.

Ao covilhanense Fernando Parente, responsável pelo desenvolvimento do desporto universitário a nível mundial e pelo programa “Campo Saudável” da Federação Internacional de Desporto Universitário, foi reconhecida a dedicação com a aprovação do voto de louvor proposto pelo PS.

Foram ainda aprovados votos de louvor a Ricardo Nora, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior durante os últimos três anos e que no passado mês de outubro, foi eleito presidente da Federação Académica de Desporto Universitário.  Também o jovem Pedro Gouveia, que liderou no passado mês de novembro o TEDxCovilhã, viu reconhecido o trabalho com a aprovação, por unanimidade, de um voto de louvor proposto pelo PSD.

Por proposta do CDS, foi aprovado um voto de congratulação, pela classificação como monumento de interesse público da Fábrica António Estrela/Júlio Afonso.  

A Assembleia Municipal, por unanimidade, lamentou a perda de três personalidades do concelho, ao aprovar por unanimidade votos de pesar.

Lamenta-se o recente falecimento, aos 83 anos, de José Manuel Pinto que foi presidente do Sporting Clube da Covilhã na época 1977/1978, de Fausto Abreu, que faleceu a 13 de dezembro, com 87 anos de idade. Foi presidente do Clube Nacional de Montanhismo. Foi ainda aprovado um voto de pesar pelo falecimento de Manuel Santos Romano, de 92 anos, operário têxtil e uma figura icónica da cidade.