ASTA integra projeto europeu que pretende “sensibilizar para questões ambientais”

A “ASTA  Teatro e Outras Artes” é um dos 18 parceiros do projeto europeu Green E.Th.I.Cs. – Experiences through Theatre Inspiring Communities, que pretende utilizar o teatro para “sensibilizar as comunidades para as questões ambientais e promover comportamentos mais sustentáveis”.

De acordo com a nota de imprensa enviada à RCC, os parceiros, provenientes de 12 países europeus, encontraram-se em Ayllón (Espanha), entre os dias 23 e 25 de novembro, com o objetivo de “definir as ações a realizar ao longo do projeto, que se estenderá até 2025”.


Pretende-se, assim, “utilizar a arte como forma de sensibilização e formação das comunidades locais e nacionais para as temáticas ambientais”, frisa o diretor da ASTA, Sérgio Novo.

O diretor acredita que “o teatro e as artes podem contribuir para um melhor ambiente”, já que “ajuda a suscitar emoções e a fomentar a reflexão”.

O ator salienta que “cada parceiro agirá localmente e abordará a realidade de cada país”, acrescentando que, em Portugal, irão ser abordadas “questões relacionadas com a seca e os incêndios, que são particularmente sensíveis”.

Segundo a nota de imprensa, estão previstos workshops, performances e um jogo interativo que mistura informações ambientais, com histórias verídicas relacionadas com o ambiente

De acordo com o mesmo documento, o Green E.Th.I.Cs pretende “sensibilizar e influenciar a mudança de comportamentos, no sentido de diminuir a pegada ambiental das comunidades e dos próprios parceiros que integram o projeto”.

Está, ainda, prevista a formalização de um Green Protocol (protocolo ambiental) a assinar por todos os intervenientes, que lista um conjunto de procedimentos a implementar internamente.

Sérgio Novo sublinha que “a preocupação com a sustentabilidade alicerça a forma de agir da ASTA, que, desde sempre, recicla materiais, roupas usadas para figurinos e móveis encontrados no lixo”.

O projeto “Green E.Th.I.Cs” tem um orçamento de 3,2 milhões de euros, sendo que 60% desse valor é financiado pelo Creative Europe Programme of the European Union. O projeto contará, também, com a angariação de capital privado por parte de cada um dos parceiros.