Barco e Silvares recebem primeira edição do Festival da Montanha

No âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos e do Dia Internacional das Montanhas, celebrados nos dias 10 e 11, respetivamente, irá decorrer o Festival da Montanha, no Barco e em Silvares.

De acordo com a nota de imprensa enviada à RCC, a primeira edição do evento visa “honrar e valorizar as montanhas de Portugal, alertando para a proteção das águas e das montanhas”.  


O Festival da Montanha terá lugar na Serra da Argemela, “uma vez que está em risco de ser destruída, desde 2017, com um projeto de exploração mineira a céu aberto”, realça a organização, acrescentando que “este género de exploração traz consequências nefastas ao ecossistema, contaminação da água, ar e solos e necessita de uma enorme quantidade de água, agravando, assim, a crise hídrica que se faz sentir na região e em Portugal”.

O evento, que conta com caminhadas, mercadinho, palestras e atividades para crianças, terá lugar em Silvares, dia 10, sendo que, no dia 11, irá decorrer no Barco.

No segundo dia, haverá, ainda, uma caminhada desde o Rio Zêzere até ao topo da Serra da Argemela “com paragens em locais de interesse histórico e geológico”.

“Seguindo o princípio da contribuição consciente, na qual cada um paga o que pode”, as entradas para cada dia terão custos entre os 5 e os 25 euros, sendo que, para os dois dias, será entre 10 a 30 euros.

O evento conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Silvares e Barco e o Grupo de Proteção da Serra da Argemela.

Os interessados podem inscrever-se AQUI.