Bombeiros do Fundão dão formação em hospital pediátrico na Ucrânia

Os Bombeiros Voluntários do Fundão realizaram com sucesso a 3ª missão de solidariedade para com o provo ucraniano, desta feita em território da Ucrânia, mais concretamente no Lviv Regional Children’s Clinical Hospital, avança a corporação.

Segundo descreve o comunicado dos BVF, “ao longo de 10 dias, uma equipa de técnicos de saúde e de proteção civil, promoveram um ciclo de formações, tendo sido abordados temas como Suporte Básico de Vida Pediátrico, Resposta a Detonações Nucleares e Resposta Psicológica em situação de Catástrofe. Estiveram ainda com grupos de militares”.


Segundo os seus testemunhos, “foram 10 dias extremamente enriquecedores”.

Na bagagem o grupo levou diverso material médico como antibióticos, equipamentos para administração de fluidoterapia, equipamento cirúrgico, entre outros.

Os Bombeiros Voluntários do Fundão agradecem publicamente aos patrocinadores que possibilitaram a missão e aos intervenientes, “pela determinação e coragem em agir num cenário de guerra onde tudo pode acontecer, e pela humanidade sem limites nem fronteiras”, nomeando Jorge Garcez (chefe da missão e mentor da iniciativa), Antonieta Pinto Tourais (Psicóloga), Leonel Felisberto (Enfermeiro), e Filipa Antunes e Susana Delgado (tripulantes de ambulâncias de socorro).