Burel Factory/Transformadora: João Tomás vence prémio Empreendedor 50+

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) entrega, amanhã, o prémio “Empreendedor 50+ da Região Centro” ao empresário João Tomás, “pelo seu investimento em projetos que valorizam o interior da região Centro e que empregam atualmente 142 pessoas”.

O prémio “Empreendedor 50+ da Região Centro”, promovido em estreita colaboração com 26 instituições parceiras, tem como objetivo reconhecer publicamente empreendedores com histórias de vida inspiradoras, bem como promover o espírito empresarial em pessoas com mais de 50 anos.


João Pereira Tomás, iniciou a vida empresarial aos 51 anos, em agosto de 2007, quando resolveu mudar de vida, empreendendo em projetos próprios no interior do país. Começou por criar a Casa das Penhas Douradas, a partir da requalificação de um antigo sanatório.

Em 2010, ampliou o projeto e apresentou a Casa das Penhas Douradas – Burel Expedition Hotel. Em 2012, junto com sua mulher, Isabel Dias da Costa, lançou-se noutro projeto, a Burel Factory, que incidia na reconstrução de uma fábrica falida (a Lanifícios Império), no reemprego dos seus trabalhadores e na recuperação das máquinas e dos saberes dos lanifícios em Manteigas.

Em 2018, novamente com a mulher, aposta na reconstrução e requalificação da Pousada de São Lourenço, que passou a designar-se Casa de São Lourenço- Burel Panorama Hotel, o primeiro hotel de 5 estrelas da Serra da Estrela, a partir de uma antiga e icónica Pousada de Portugal. Estes três projetos, agregados sob a marca Burel Mountain Originals, mereceram o Prémio Nacional do Turismo em 2020.

Já em 2021, apostou na recuperação d’A Transformadora, Fábrica do Pisão Novo, Lda, uma fábrica falida de ultimação e de tinturaria na Covilhã, adquirindo todo o seu equipamento e maquinaria e reempregando os seus trabalhadores, tendo mantido em funcionamento a última fábrica do tecido urbano da Cidade das Fábricas.

O prémio é entregue amanhã, numa cerimónia em Manteigas, que conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa. Tem início às 11:00, com uma visita à Casa de São Lourenço.

Associado a este prémio está a entrega de vales a instituições de relevo na região. Este prémio é atribuído a instituições que realizem atividades de natureza social e cultural. Uma é escolhida pelo empresário distinguido, recebendo um prémio de quatro mil euros, e a outra é indicada pela entidade parceira que propôs o empresário distinguido, que tem um prémio de mil euros.

O empresário João Tomás escolheu a instituição Casa de Santa Isabel, em Seia, que recebe um prémio de quatro mil euros.

A segunda instituição escolhida, indicada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), foi a AFACIDASE – Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Deficiência e Dificuldade de Adaptação da Serra da Estrela, que recebe um prémio de mil euros.