Câmara da Covilhã dá parecer positivo à desagregação de freguesias

A Câmara Municipal da Covilhã, na reunião pública do executivo realizada esta manha, aprovou, por unanimidade, o parecer positivo à desagregação das quatro uniões de freguesia do concelho, que estão a usar dos mecanismos legais para conseguir a separação, nomeadamente, Peso/Vales do Rio, Barco/Coutada, Casegas/Ourondo e Cantar-Galo/Vila do Carvalho.

Um parecer que é apenas consultivo, mas que mostra que o executivo está ao lado dos que já manifestaram a vontade repor as freguesias que foram criadas com as agregações, feitas “à pressa e de forma atamancada”, disse Vítor Pereira, presidente da autarquia, vincando que muitas delas são “verdadeiros casamentos forçados”.


Também Pedro Farromba, que falou sobre esta matéria em nome da bancada da coligação “Juntos Fazemos Melhor”, frisou que “o voto é favorável”, acompanhando, assim, a vontade já expressa pelas assembleias de freguesia que aprovaram as propostas.

Sobre esta matéria, o vereador com o pelouro das freguesias, José Miguel Oliveira, salientou o esforço feito pelas juntas de freguesia para elaborar estes dossiers, fazendo votos que a Assembleia da República “venha a reparar o erro que foi cometido em 2013”.

Na reunião pública do executivo esteve Rui Amaro, presidente da União de Freguesias de Peso e Vales do Rio, que falou durante o período de intervenção do público, vincando que, com este processo, se está a “repor a justiça”, mostrando-se esperançoso que no concelho da Covilhã todos os processos sejam aprovados.

Frisa a sua intervenção nesta na reunião serve para “marcar o momento”, em especial para os habitantes da sua freguesia, e mostrar que estes “nunca deviam ter perdido a sua identidade”.