Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa aponta “acessos difíceis” à Serra da Estrela

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou ontem, dia 26, que, “de uma forma geral”, a zona da Serra da Estrela tem “acessos difíceis”, reconhecendo, no entanto, a existência de exceções, segundo avança a agência Lusa.

“Temos aqui uma grande desigualdade de acessos, mas de uma forma geral, a área da Serra da Estrela tem acessos difíceis”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em Seia, na sessão de apresentação do Dispositivo Conjunto de Proteção e Socorro da Serra da Estrela.


O chefe de Estado disse, contudo, que “há exceções” e que o problema das acessibilidades deve “ser encarado globalmente”.

“Como é que se acede do norte, do leste, do sul, do oeste, a esta área? Para a própria atividade económica específica, que é o turismo, é muito importante. Isto implica uma visão global. Claro que cada autarquia pode ver por si”, afirmou.

Segundo Marcelo de Rebelo de Sousa, por exemplo, a Covilhã poderá dizer que tem um problema e Seia dirá que tem “a estrada real, ou a estrada da Beira”.

“Outros municípios dirão coisas ainda piores, se forem mais profundos. Imagino que Manteigas dirá um pouco pior do que isto. E outros dirão um pouco melhor do que isto”, especificou ainda o presidente da República.

Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa também observou que o plano integrado para a prevenção e combate a incêndios florestais “é uma necessidade que começou a ser sentida” e tem agora a “oportunidade de dar um salto qualitativo”.

O Dispositivo Conjunto de Proteção e Socorro da Serra da Estrela apresentado ontem em Seia está integrado no Plano Operacional da Serra da Estrela, que permite a proteção e o socorro dos visitantes durante o período de 1 de dezembro até ao fim de semana após a Páscoa.

O Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil de Castelo Branco, Francisco Peraboa, disse que o plano operacional abrange os municípios da Covilhã, Seia, Gouveia e Manteigas e integra elementos dos bombeiros, da Força Especial de Proteção Civil e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR.

Na mesma cerimónia, o presidente da Câmara de Seia, Luciano Ribeiro, referiu que, após o incêndio do verão, “em boa hora o Governo decidiu avançar com o plano de revitalização da Serra da Estrela”.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou ontem os territórios atingidos pelos incêndios do verão na Serra da Estrela, tendo passado, durante a manhã, pelos concelhos da Covilhã e de Manteigas. Posteriormente, visitou os municípios de Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Guarda.