Manteigas: Encerramento da estrada até Piornos “só com alternativas”

O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, adiantou, em reunião de carácter ordinário, que “pode estar em cima da mesa o encerramento da Estrada Nacional 338 até à primavera”.

Durante a sua intervenção, no período antes da ordem do dia, o autarca explicou que a Infraestruturas de Portugal (IP) solicitou uma reunião, que terá lugar hoje, dia 7, e na qual prevê que o objetivo seja debater esta questão.


Flávio Massano reconheceu que “os motivos para o encerramento da estrada são fortes”, realçando, no entanto, que se tal acontecer “irá afetar severamente o concelho”.

“Esta estrada é fundamental para Manteigas e para os agentes económicos”, afirmou Flávio Massano, acrescentando que, sem alternativa, “é difícil equacionar ter acesso ao maciço central da Serra da Estrela”.

Quanto aos motivos para o encerramento da estrada, o autarca destacou a queda de pedras, que ocorreu nos últimos tempos e danificou o piso.

Nuno Soares, vereador do PSD, afirmou que “fechar a estrada não é uma opção”, realçando que “deveria ser o último recurso possível”.

Durante a sua intervenção, Nuno Soares destacou a estrada das Lameiras, que “tem de ser equacionada nesta situação como uma possível alternativa naquela zona do troço, de modo a minimizar o risco”.

À semelhança de Nuno Soares, também o vereador do PS, David Leitão, diz que esta não pode ser a solução, sublinhando que “todas as estradas de acesso ao maciço central têm sido alvo de intervenção e a estrada em questão, pela desculpa do enquadramento e dificuldade, nunca é intervencionada”.

Neste sentido, David Leitão aponta a estrada da Serra de Baixo como uma solução para o possível encerramento da estrada Manteigas-Piornos.

“Se a estrada tiver de ser encerrada, teremos que perguntar à Infraestruturas de Portugal se estão dispostos para falar com os proprietários da Serra de Baixo para investirem e manterem a estrada transitável durante o inverno”, concluiu o vereador do PS.

Tomé Branco, vereador do PS, afirma que a solução da estrada da Serra de Baixo é uma alternativa que se deve “apontar bem longe”, salientando que a primeira opção deverá ser sempre “a defesa para que a estrada nacional 338 não encerre”.

Em resposta ao vereador do PS, Flávio Massano frisou que o objetivo é ter uma estrada suficientemente larga, com segurança e capacidade, salientando, neste sentido, que “a estratégia era sinalizar a estrada para o Plano de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela”.

Em última nota, o presidente da autarquia vincou que “é preciso perceber porque é que querem fechar, porque é que não querem investir e porque é que não têm capacidade de investimento”, afirmando que essas questões irão ser colocadas à IP.  

“Imaginarmos um inverno todo sem poder ter acesso ao Covão d’Ametade, à Nave de Santo António e ao trânsito que vem do eixo Seia-Covilhã, quase que adivinharia que poderá ser um dos piores invernos de sempre em Manteigas”, concluiu Flávio Massano.

A reunião, de carácter ordinário, teve lugar na segunda-feira, dia 5.