Meet Covilhã: Mutualista lança ciclo de encontros no Dia Internacional das Migrações

Por forma a assinalar o dia Internacional das Migrações, o Balcão do Migrante da Mutualista Covilhanense escolheu o dia 18 para lançar a iniciativa “Meet Covilhã”.

Em nota de imprensa a instituição revela que se trata de “um ciclo de encontros com periodicidade mensal que visa a integração da comunidade migrante na cidade e região através de atividades lúdicas, visitas a pontos de interesse, palestras e outras ações”.


A primeira atividade da ação será uma visita guiada pela arte urbana do centro histórico da Covilhã, com início às 10:00, sendo o ponto de encontro no Jardim Público.

Citado na nota de imprensa, o presidente da Mutualista, Nelson Silva, revela que “neste primeiro encontro o objetivo é dar a conhecer o centro da cidade aos migrantes recém-chegados, promovendo a multiculturalidade através da arte urbana e o sentimento de pertença à cidade que os acolheu”.

Segundo o dirigente “o Meet Covilhã vem reforçar o trabalho que o Balcão do Migrante já realiza na integração de migrantes, numa abordagem diferente e mais descontraída e in loco, nos locais que compõem as várias dimensões que contribuem para o conhecimento da identidade de uma cidade acolhedora e privilegiando, também, a troca de experiências”.

Criado no ano passado para auxiliar os migrantes que chegam à Cova da Beira e também quem quer partir para outro país, assim como os emigrantes que querem regressar a Portugal, o Balcão do Migrante funciona no edifício da Casa Moura, na Avenida de Santarém, prestando apoio jurídico, documental e outros.