Projeto “Este Zêzere que nos Une” encerra com lançamento da obra fotográfica “Z de Zêzere”

Os municípios de Covilhã, Fundão, Belmonte e Manteigas desenvolveram o projeto cultural “Este Zêzere que nos Une”, que se fundamenta na “valorização e preservação do rio Zêzere como património natural e identitário”.

A obra fotográfica “Z de Zêzere” é o culminar deste projeto e será apresentada ao público amanhã, dia 7, às 15:00 horas.


De acordo com a nota de imprensa enviada à RCC, trata-se de um livro com 180 páginas e cerca de 200 fotografias de cinco fotógrafos “que têm a natureza como refúgio criativo, estando, por isso, especialmente atentos às problemáticas ambientais e à evolução do território”.

A apresentação da obra terá lugar no espaço Lã & Cia, localizado na Alameda Pêro da Covilhã.

Em nota de imprensa, o Município da Covilhã avança ainda que o objetivo foi o de “potenciar este território como destino turístico sustentável, através de três ações programáticas”.

“As Artes em Diálogo com o Zêzere” foi a primeira ação, que incluiu a realização de espetáculos de música, dança, teatro e artes performativas.

“O Zêzere, os Plásticos e as Artes Plásticas” visou alertar para as questões ambientais e para a poluição, através de uma residência artística de um artista plástico que reutilizou lixo recolhido no Zêzere ou nas zonas envolventes dos quatro municípios.

E, por último, “O Zêzere em Fotografia”, que consistiu na participação de fotógrafos de referência em projetos sobre o rio, com a realização de exposições, masterclasses, workshops e passeios fotográficos abertos à comunidade.

Foto: Tiago Pinheira