Teatro das Beira apresenta 112ª produção dia 7

Falta somente limar as últimas arestas para que a 112ª produção do Teatro das Beiras possa ser apresentada ao público. Aos jornalistas, em ensaio aberto, a companhia mostrou algumas das cenas de “Molly Sweeney”, com base no texto de Brian Friel e encenação de Nuno Carinhas. No final, o encenador vinca que “só falta aperfeiçoar alguns pormenores, porque somos perfecionistas.

Trata-se de uma peça feita de experiências, “um verdadeiro tratado de humanidades”, diz Nuno Carinhas, para a descrever.


“É um tratado de humanidades, cruzadas, uma peça feita de experiências o que é extraordinário. A maneira como se vai construindo ao longo da peça é brilhante. Vamos construindo o puzzle na nossa cabeça, desvendando-o. É cruzamento de pessoas que não se conhecendo, cada uma conta a sua história”, descreve.

No fundo são 3 monólogos, de três personagens a contar a mesma história, mas com olhares diferentes.

O texto estrutura-se a partir da alternância das narrativas de três personagens sem interação umas com as outras – Molly, uma mulher independente e capaz, cega desde a infância, submete-se a uma cirurgia para tentar restaurar a visão; Frank, o entusiasta e inquieto marido que faz da cegueira da esposa a sua última causa; e Dr. Rice, outrora um famoso cirurgião, agora um alcoólico caído em desgraça que tenta restaurar a visão de Molly, numa tentativa de recompor a sua reputação.

Uma peça de um “autor brilhante”, afirma Nuno Carinhas, para sublinhar a qualidade do texto, sobre o qual construiu a peça.

Quanto a expectativas, afirma que “está tudo pronto, falta o público comparecer”, mostrando-se muito confiante também neste aspeto. Alerta que se trata de um texto aberto, que não precisa de qualquer preparação para ser entendido.

A peça tem estreia marcada para dia 7, às 21:30, fica em cena até dia 11 no Auditório do Teatro das Beiras. Entre 7 e 10 de dezembro às 21:30 e dia 11 às 16:00.

Tem encenação de Nuno Carinhas, cenografia e figurinos de Luís Mouro e interpretação de João Melo, Susana Gouveia e Tiago Moreira

Os bilhetes já estão disponíveis na bilheteira do Teatro das Beiras e na ticketline