“Diabetes em Movimento” começa em janeiro na Covilhã

O programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, “Diabetes em Movimento”, está a ser implementado na Covilhã numa parceria entre a autarquia, o ACES Cova da Beira e da Administração Regional de Saúde do Centro, anuncia a Câmara Municipal em nota de imprensa.

Segundo o documento, a coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.


As sessões de exercício físico vão decorrer a partir de janeiro de 2023, às 2ªs, 4ªs e 6ªs, no Pavilhão da Inatel, e serão dinamizadas por profissionais do exercício físico (da Câmara Municipal da Covilhã) e por enfermeiros (da UCC Cava Juliana).

A participação é gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde da Covilhã (USF da Estrela, UCSP da Covilhã, UCSP do Teixoso e UCSP do Tortosendo).

Trata-se de um programa de intervenção “multidisciplinar” e que “representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população”.