A XXI Edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2022) teve como vencedora uma equipa de alunos de Engenharia Eletromecânica, constituída por Diogo Freire e Hugo Lourenço. A estrutura elaborada e construída pelos estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) suportou a carga de 18,29 kg, anuncia a UBI.
Na publicação está descrito que apesar de ser um valor afastado do recorde da prova, “é importante salientar o empenho dos alunos no desenvolvimento do projeto”, refere Pedro Dinis Gaspar.
Das pontes a concurso à categoria “Resistência” e “Estética”, é de destacar a participação de uma ponte construída por uma equipa de alunos de Academia Júnior STEAM da UBI, que atingiu o 1.º lugar na categoria ‘Estética’”. Ainda na categoria “Resistência”, Rafael Alves e Daniel Bento (Engenharia Eletromecânica – 1.º Ciclo), alcançaram o 2.º lugar com a marca de 13,94 kg. Em terceiro classificou-se Diogo Garcia (Engenharia Aeronáutica – 1.º Ciclo), com a marca 11,7 kg.
Na categoria “Estética” ficou com o primeiro prémio Diana Ferreira, Lara Arosa, Marta Ramos, Simão Mendes (Academia Júnior STEAM, UBI), seguindo-se, em segundo, a Equipa CR7 das Pontas (Eng. Aeronáutica – 1.º Ciclo) e André Sousa (Engenharia Aeronáutica – 1.º Ciclo).
A XXI Edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2022) decorreu no dia 30 de novembro, no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia da UBI, englobado no programa International Congress on Engineering (ICEUBI22).