José Mendes conta com “envolvimento dos sócios” para celebrar centenário do Sporting da Covilhã

Na última assembleia geral do Sporting da Covilhã, o presidente do clube, José Mendes, sublinhou que, apesar das derrotas, “a questão do centenário não foi deixada para trás”, garantindo que contará com o “envolvimento dos sócios”.

Relativamente às obras, José Mendes mostrou-se expectante de que a nova bancada, atualmente em construção, possa ser “inaugurada até ao centenário”, um investimento na ordem de um milhão de euros.


Durante a sua intervenção, o dirigente referiu que a comemoração dos 100 anos do clube, em junho, estava prevista nos novos terrenos da Academia do clube, sublinhando, no entanto, que ainda está a aguardar a formalização da cedência dos mesmos por parte da Câmara Municipal da Covilhã, que já tinha doado o mesmo local à Universidade da Beira Interior (UBI) em 1990.

José Mendes salientou que o objetivo era “ter já nessa academia um campo sintético e fazer a festa com todos os sócios”, adiantando que a terraplanagem dos terrenos, onde já não vai ser construída a infraestrutura, teve uma dotação orçamental de cerca de cem mil euros.

A autarquia doou à instituição um lote com cerca de quatro mil metros quadrados, no Bairro da Alâmpada (Boidobra), que integra os cerca de 26 mil e novecentos metros quadrados doados ao Sporting Clube da Covilhã, de forma repartida, em 2016 e 2019.

Recorde-se que, na última parte do terreno doada ao clube, decorriam as obras de terraplanagem para a construção da academia.

A situação foi descrita pelo presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, na reunião pública de 14 de janeiro de 2022, onde informou que só no início do ano passado, a 13 de janeiro, a UBI reclamou “formalmente” a propriedade do terreno, vincando que, “face ao atraso que existe no registo patrimonial do município”, esta situação “pode não ser a única”.

Segundo explicou, a solução passa por doar à UBI “outro terreno, com mesma, ou área parecida, dependendo do local, do contexto e da finalidade do terreno”, afirmando que “há total disponibilidade e boa-fé para resolver a questão”.

A assembleia geral do Sporting da Covilhã teve lugar na passada quinta-feira, dia 29 de dezembro.