O Comité Olímpico de Portugal (COP) homenageou Fernanda Ribeiro, campeã olímpica dos 10.000 metros em Atlanta1996, destacando o facto de ser a atleta que mais medalhas internacionais conquistou para Portugal.
Fernanda Ribeiro recebeu a peça artística que homenageia os campeões olímpicos portugueses, uma porta esculpida com o seu retrato, da autoria do artista natural do Tortosendo, Telmo Guerra.
No seu discurso, José Manuel Constantino, presidente do COP, destacou a personalidade recatada e modesta da antiga atleta, notando que esse traço do seu caráter pode levar a que muitos portugueses não conheçam o seu currículo, no qual sobressaem o ouro em Atlanta1996 e o bronze em Sydney2000, ambos nos 10.000 metros.
Fernanda Ribeiro agradeceu a homenagem e o reconhecimento, garantindo que continua a dedicar-se ao atletismo, agora na sua Academia que junta já cerca de 150 atletas, com o mesmo empenho que colocou na sua carreira enquanto atleta.
Antes de Fernanda Ribeiro, o COP já tinha homenageado os atletas Carlos Lopes, campeão olímpico da maratona em Los Angeles1984, e Nélson Évora, ouro no triplo salto em Pequim2008.
Rosa Mota, na maratona em Seul1988, e Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto em Tóquio2020, são os outros campeões olímpicos portugueses, que receberão a porta idealizada pelo artista natural da Covilhã, mas emigrante na Suíça desde 2012.