Fundão: Projeto “Com Palavras Amo” transforma palavras de Eugénio de Andrade em som

No âmbito das comemorações do Centenário de Eugénio de Andrade, o Município do Fundão e a Companhia de Música Teatral irão dinamizar o projeto artístico “Com Palavras Amo”.

A iniciativa tem como objetivo “transformar palavras escritas por Eugénio de Andrade em som e fazê-las habitar as vozes das pessoas, pretendendo-se construir oportunidades de conhecer, experimentar, descobrir, criar, partilhar e escutar”.


“As palavras gravadas serão, posteriormente, transformadas em “paisagens de ouvir” que irão ressoar na Moagem a partir de junho”, pode ler-se na nota de imprensa enviada à RCC.

O projeto terá início na quinta-feira, dia 19, data de nascimento do poeta, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, e terá continuidade nos dias 17 de fevereiro, 24 de março e 21 de abril.

Os horários para participação nesta atividade serão às 10:00, 11:00, 12:00, 15:00, 16:00 e 17:00.

No âmbito das comemorações, o município vai promover, ao longo de todo o ano, exposições, concertos, arte urbana, documentários, colóquios, debates, leituras e projetos de criação artística, bem como a construção de um espaço de raiz que será projetado pelo arquiteto Siza Vieira.

O programa engloba outras ações, como a apresentação do projeto “Branco no Branco – Dicionário de 100 Imagens para 100 Palavras de Eugénio de Andrade”, que foi concebido pelo grupo de arquitetos “Espacialistas” e pelo escritor Gonçalo M. Tavares.

Outro dos destaques passa pela exposição “A Raiz das Palavras”, realizada em 2003, e que retrata o percurso de Eugénio de Andrade através de poemas, capas de livros e imagens, numa escolha que foi feita pelo próprio Eugénio de Andrade.

Estão ainda agendados um concerto do Coro Infantil da Casa da Música do Porto, que interpretará um ciclo de canções com programa de Fernando Lopes-Graça sobre poemas de Eugénio de Andrade, bem como a exibição cinematográfica de um documentário sobre Eugénio de Andrade, da autoria de Arnaldo Saraiva, José Luís Carvalhosa e Diogo Colares Pereira.

O Festival Literário da Gardunha, que esteve suspenso durante alguns anos, será retomado no âmbito destas comemorações e terá várias iniciativas dedicadas à vida e obra de Eugénio de Andrade. Será ainda nesse contexto que vai ser apresentada a obra do maestro Luís Cipriano, composta a partir do poema “É urgente o amor”.

Para participar neste projeto será necessário realizar inscrição na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, através do e-mail bib.municipaleugenioandrade@gmail.com ou do contacto telefónico 275 779 940.