Cuidados Paliativos do CHUCB: Há 30 anos a assegurar qualidade de vida até ao fim

A Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira esteve em destaque durante as comemorações dos 23 anos da unidade de saúde. Trata-se de um serviço em que “o importante é conseguir a qualidade de vida possível até à morte, ou condições de viver bem até ao fim”, disse o enfermeiro gestor do serviço de medicina paliativa, Vasco Rodrigues.

O enfermeiro vinca que para além de assistirem o doente terminal, também cuidam da sua família, numa relação que se estabelece com vista a ajudar o doente, com a finalidade de “converter o fim da vida num momento enriquecedor da existência”.


O responsável destaca que o CHUCB “oferece tudo um suporte de cuidados paliativos”, que teve a sua origem na unidade de tratamento da dor em 92 e que depois evoluiu para a unidade que existe hoje.

“Comemoramos, recentemente, 30 anos de cuidados paliativos no nosso hospital que se desenvolvem de forma articulada e complementar em áreas de internamento, com lotação para 20 camas, consulta externa, hospital de dia e através das equipas intra-hospitalar e domiciliária de suporte em cuidados paliativos”. O responsável realça ainda “a facilidade de contacto telefónico permanente com a unidade de internamento e a continuidade de cuidados que facilitam a permanência no domicílio sempre que possível”, disse.

Uma unidade com uma equipa pluridisciplinar, realçou ainda o enfermeiro, avançando que em 2022 foram acompanhados em regime de internamento 411 doentes, provenientes na sua maioria da área de abrangência do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.

Avança que a abordagem de intervenção “permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que enfrentam problemas com doenças ameaçadoras da vida”. O tratamento de sintomas geradores de sofrimento a abordagem integrada de aspetos físicos, psicossociais e espirituais, assim como a preocupação com a família na ajuda à adaptação à situação e proporcionar momentos de descanso para prevenir possível esgotamento, são elementos essenciais nos cuidados prestados, reforçou o responsável.