Estância de Ski da Serra da Estrela abriu hoje primeiras pistas

Com o frio dos últimos dias, a produção de neve arrancou na única estância do país e, esta quinta-feira, abriram as duas primeiras pistas: Cântaro e Covão, “com o apoio do tapete rolante e teleski”, avança a Estância de Ski da Serra da Estrela na sua página oficial.

A abertura da estância chegou a estar prevista para 10 de dezembro, mas a falta de neve e de condições meteorológicas favoráveis à produção artificial obrigaram ao adiamento do arranque da temporada, uma situação que se tem repetido nos últimos anos e que não tem concedido aberturas nas datas previstas.


Desta vez, a temporada arrancou mesmo já em 2023 e, se as condições meteorológicas o permitirem, deverá manter-se “até meados de abril”.

Com temperaturas entre 1ºC e 6ºC, estão abertas a praticantes de ski e de snowboard as pistas do Covão, com 229 metros de comprimento e um desnível de 21 metros, e a pista do Cântaro, com 155 metros de comprimento e um desnível de 22 metros, ambas consideradas “muito fáceis”. No total, a estância integra dez pistas balizadas (cinco delas com apoio de canhões de neve para produção artificial) e nove pistas naturais, que no ano passado não chegaram a ser abertas “por falta de cota de neve”.

“Continuamos a produzir neve para abrir mais pistas amanhã”, anuncia-se ainda na página de Facebook.

Recorde-se que a estância faz a gestão de 22 pistas, com quatro níveis de dificuldades. O equipamento completo para um dia tem o custo de 25 euros e inclui capacetes, bastões, botas e prancha de snowboard. Já o bilhete que permite circular pelo recinto, com teleférico incluído, tem um valor de 25 euros.

As vendas são feitas exclusivamente online.