São cerca de 100 voluntários que, diariamente, ajudam na humanização dos cuidados de saúde no CHUCB, destacou Nuno Abreu, coordenador do Grupo de Voluntariado durante as celebrações dos 23 anos do CHUCB.
Na sua intervenção realçou o trabalho desenvolvido pelos voluntários que tentam, com a interação diária com os profissionais, “criar bem-estar a todos os que procuram a instituição de saúde”.
“Pessoas generosas e disponíveis”, descreveu o responsável, que integram um projeto de voluntariado hospitalar, criado a 2 de fevereiro de 1998, ainda no antigo hospital.
As atividades de voluntariado foram evoluindo, junto com a evolução do hospital. O grupo promove anualmente formação inicial para novos cidadãos, interrompida com a pandemia em 2020, fundamental para que os voluntários desenvolvam o seu “serviço de afetos” no hospital.
Desde janeiro de 2002 que existe formalmente a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira. O grupo foi-se “consolidando e notabilizando” no hospital, criando diversos projetos ao longo dos anos, como o Natal no Hospital, jornadas de voluntariado, encontros e reuniões de trabalho em vários países na europa, é cocriadora do banco de voluntariado da Covilhã entre muitas outras atividades locais e nacionais.
Um trabalho reconhecido pela Assembleia da República em 2011, com a atribuição de um diploma de Mérito Cívico, realçou Nuno Abreu e também pela Câmara Municipal da Covilhã que em 2019, a 20 de outubro atribuiu à Liga dos Amigos do CHUCB a Medalha de Mérito Municipal, categoria prata.
A Liga dos Amigos tem protocolo com diversas instituições, entre elas escolas, por forma a sensibilizar para o voluntariado hospitalar entre os jovens, sempre norteados pela máxima “fazer o bem, bem feito”, disse Nuno Abreu.