Arrancou esta terça feira, dia 3, a 12ª edição da “maior iniciativa de educação para a saúde em Portugal”, a “Heróis da Fruta”, avança a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, vincando que vai decorrer em 3.649 turmas de 1.430 estabelecimentos de ensino de todas as regiões do país, incluindo Açores e Madeira.
Da Cova da Beira estão inscritas nove escolas, sendo que no concelho da Covilhã a iniciativa decorre em sete.
Estão inscritas a EB1/JI de São Silvestre, a EB/JI A Lã e a Neve, JI/ Peraboa, 3 infantários geridos pela Santa Casa da Misericórdia, nomeadamente o Capuchinho Vermelho, Mundo da Fantasia e O Meu Cantinho no Teixoso. Decorre ainda no Centro Paroquial Nossa Senhora das Dores no Paul. No Fundão inscreveram-se a EB Tílias e a EB1 de Alcaide.
Aumentar o consumo diário de frutas e legumes nas escolas é o principal objetivo deste projeto lançado em 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) que este ano letivo é implementado em 216 dos 308 municípios portugueses (70,1%).
Nas próximas semanas, os alunos das turmas inscritas vão ser incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares através do método “Heróis da Fruta” que disponibiliza gratuitamente às escolas materiais educativos protagonizados por um grupo de personagens-modelo que ganham “superpoderes” quando ingerem “superalimentos”, combinando as técnicas de educação não-formal: storytelling e gamification.
A 12.ª edição do desafio escolar Heróis da Fruta é realizada com o apoio solidário de Supermercados Aldi, Lusíadas Dental e Maçã de Alcobaça. “E para que nenhuma escola interessada fique de fora desta edição, decidimos prolongar o período de inscrições no site www.heroisdafruta.com até 15 de janeiro”, descreve ainda a associação promotora.